domingo, 31 de maio de 2009

Vinde, Santo Espírito!


A oração diz:

"Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai o Vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da Terra.
Oremos:
Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei com que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre da sua consolação. Por Cristo, Senhor nosso. Amém!"
Quando clamamos a vinda do Espírito Santo sobre nós estamos nos colocando à disposição da vontade de Deus e de Seus planos. A vinda do Espírito Santo sobre cada um de nós, reúne e mantém reunida a Igreja de Deus. A sua ação é eficaz.
Agindo em nós, mas também em cada um dos irmãos, pois dizemos "...enchei os corações dos vossos fiéis...", não apenas um coração, mas no coração de todos aqueles que crêem em Deus e na Trindade Santa.
Mas enchei com o que? Com os Dons do Espírito Santo.
Os dons que nos permitem dócilmente aceitar a vontade de Deus e cumprir os seus mandamentos.
Abrindo-se e aceitando que o Espírito Santo habite em nós, reconhecendo os dons de Deus, certamente o amor que Jesus nos pediu se acenderá em nós. Não qualquer amor, passível de erros, abandono e traições. Mas, sim, um amor sublime, completo e fiél, que se justifica por si mesmo, por sua imensurável entrega.

"... e tudo será criado e renovareis a face da Terra..." Parece que há uma certa redundância uma vez que a terra já está criada, mas quando pensamos em tantas necessidades e mazelas que assolam o mundo, vamos entender... À Luz do Espírito Santo, a união fraterna, o respeito, a vida em comunhão em busca da Paz e da saciedade dos famintos. Eis o que será criado! Os corações, os pensamentos, a vida. Eis o que será renovado!

Com o mover do Espírito Santo em nós, resta-nos apenas pedir a Deus que saibamos apreciar o amor que Ele tem por nós e que jamais cesse de nos compreender, de nos amar...

Espírito Santo de Deus, venha até nós como fogo e muda nossa história!
Assim como fundastes a igreja à Luz do Espírito Santo sobre os apóstolos e Maria,
fundamenta a nossa fé e a nossa caminhada,
para que sejamos fiéis ao Teu Evangelho
e nada mais nos contente, além de cumprir a Tua vontade.

Nenhum comentário: