quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Cura e Fé


Hoje eu aprendi uma coisa legal no curso de Pós-Graduação de Gestão em Saúde, que estou fazendo.
O professor dizia que no início da história da saúde pública no Brasil havia uma visão mística do processo saúde-doença.
Ou seja, a influência curandeirista era muito grande, partindo das tribos indígenas e depois com a influência da Igreja Católica, que buscava a cura através das orações.
A saúde progrediu e esse processo foi entendido como algo que perpassa todas as áreas que envolvem o ser humano. Portanto, a condição de se ter saúde ou doença está intrinsicamente ligada às condições de vida, educação, cultura etc.

Mas... Leiam isso, por favor:

"Estudos mostram que oração ajuda na cura de doenças graves
A influência da fé na cura das mais diversas doenças é uma realidade entre médicos de todo mundo. Nos Estados Unidos, por exemplo, há mais de 10 anos exige-se que todos os programas de residência para psiquiatras incluam no currículo questões religiosas e espirituais. No Brasil, embora a questão ainda seja tratada com cautela, muitos médicos já admitem ter testemunhado casos impressionantes que a ciência não tinha como explicar.

Segundo revela o Instituto de Pesquisas Psíquicas Imagick, estudos científicos em torno da cura pela fé começaram com o médico americano Harold Koenig . Ele e sua equipe concluíram que, ao rezar, pacientes religiosos controlam indiretamente suas doenças. 'Acreditam que não estão sozinhos na batalha e que Deus está cuidando pessoalmente deles. Isso os protege do isolamento psicológico que domina a maioria dos doentes.

Em um estudo com 455 idosos internados, Koenig observou que a média de internação dos que frequentavam a igreja mais de uma vez por semana era quatro dias. Já os que iam raramente ou nunca chegavam a passar até 12 dias hospitalizados.

Outra pesquisa, feita pela Faculdade de Medicina de Dartinouth, revelou que a probabilidade de pacientes cardíacos morrerem após a cirurgia era 14 vezes maior entre os que não participavam de atividades religiosas. Em seis meses, 21 morreram. Já todos os 37 que se declararam extremamente religiosos tiveram alta.

O médico Herbert Benson, da Faculdade de Medicina de Harvard, afirma que o estresse é responsável por pelo menos 60% das doenças que atingem o homem moderno. Além disso, faz o organismo produzir o agente inflamatório interleucina-6, que está associado a infecções crônicas, diabetes, câncer e doenças cardiovasculares.

Segundo o médico, ao rezar ou meditar seguidas vezes, o paciente atinge um estado de relaxamento capaz de reduzir o impacto dos hormônios no organismo. A oração continuada desacelera os batimentos cardíacos, o ritmo de respiração, baixa a pressão sanguínea e reduz a velocidade das ondas cerebrais, melhorando a condição física. Ele comprovou que pessoas que raramente iam à igreja tinham altos níveis de interleucina-6 no sangue, enquanto nos frequentadores assíduos esses índices eram significativamente mais baixos."
Fonte: http://www.diariosp.com.br/

Para resumir: por mais que a ciência evolua, ou o ser humano se torne cada vez mais capaz, sempre vai precisar de Deus!

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

3 comentários:

teresa disse...

louvado seja nosso senhor jesus cristo , para sempre seja louvado e sua mãe maria santissima .
sem deus nada é possivel , e com deus tudo é mais façil ,
mais uma prova que para tudo na vida é preciso fé e oração .

beijinhos

Eliane Jany Barbanti disse...

Minha querida e amada irmã em Cristo Jesus.
Que o Senhor Te abençoe e Te guarde!
Respladeça a luz de Sua fase sobre Ti e os seus caminhos, pois aqui estamos para Te apoiar e Te amar!
Em o nome do Senhor Jesus.
Assim seja agora e para sempre.
Beijos de Luz.
Eliane

Teste disse...

A paz!
Simplesmente magnífica esta postagem, minha irmã.
Olha, você acessou o meu blog (www.apelosdoceu.com) há pouco tempo e fez um comentário sobre a postagem: "Não deixam rezar".

Gostaria de lhe propor parceria, por meio de troca de links.

Se quiser, entra em contato comigo através do parceria@apelosdoceu.com ta bom?

Deus te abençoe!

Vitor

www.apelosdoceu.com