domingo, 17 de agosto de 2008

Os Pilares da Igreja:


São Pedro Apóstolo Cristo, para conquistar seu Reino, escolheu doze homens honrados, religiosos sinceros, exceto o traidor, e com essa dúzia de homens selecionados espalhou a fé cristã pela Terra toda.
Logo de início, o Senhor Jesus escolheu entre os selecionados, dois homens dignos de respeito e de amor a Deus - Simão e Saulo.
E para começar o gigantesco trabalho de propagar a fé em Cristo Jesus, o Mestre trocou os nomes desses dois preferidos. Simão passou a chamar-se Pedro e Saulo, Paulo.
E com seus nomes trocados, receberam do Senhor Jesus a missão:
Pedro seria o pastor supremo e Paulo o apóstolo dos gentios ou pagãos.
Para cumprir suas missões, os dois apóstolos descobriram a grande lição inscrita no segredo da história: para vencer, a verdade necessita de sangue. Por isso declarou São Paulo: "Mas não considero preciosa a minha própria vida, contanto, que leve a bom termo minha carreira e cumpra o ministério que recebi do Senhor Jesus" (At 20, 24). O mesmo teria dito São Pedro com outras palavras.
Os dois apóstolos comprovaram com seu sangue a doutrina que pregavam, tornando-se as duas colunas da Igreja.
São Paulo foi decapitado na via que leva a Óstia, conforme o privilégio que o "jus civitatis" (cidadania romana) lhe reconhecia.
São Pedro, príncipe dos Apóstolos, teria sido executado no mesmo dia sobre uma cruz, que era o suplício servil, por ser um judeu indigente.
São Paulo Apóstolo Humildemente pediu ele para ser crucificado de cabeça para baixo para não ser morto como seu Mestre.
Essas são as duas colunas da Igreja, que nos garantem a doutrina e a prática cristã até nossos dias, através da história.
Por isso nossa Igreja é chamada de católica e apostólica.
A doutrina e a ação cristãs pregadas e vividas pelos Apóstolos se tornaram a legitimidade de nossa Igreja.
Os trapistas de Três Fontes, entre plantas viçosas e eucaliptos, velam pelo lugar onde correu o sangue de São Paulo.
Os restos mortais de São Pedro foram descobertos e hoje repousam debaixo do altar da Igreja de São Pedro, em Roma. Por isso nossa Igreja se chama também Apostólica Romana.
A dupla apostólica, Pedro e Paulo, pregaram e viveram o "cristianismo que não é uma filosofia nem uma sabedoria 'discursiva', mas é um fato que transcende toda a lógica e cuja realidade se inscreve no próprio coração do homem".
São Pedro nos afirma: "não foi seguindo fábulas sutis, mas por termos sido testemunhas oculares da sua majestade, que lhes demos a conhecer o poder e a vinda de Nosso Senhor Jesus Cristo" (2Pd1,16).
A linhagem da Igreja Católica Apostólica Romana remonta ininterruptamente até os Apóstolos. Assim se prova sua legitimidade na descendência de Cristo por meio dos Apóstolos.

Assuero Quadri Prestes

Fonte: http://www.diocesefranca.org.br/boletim/jun2002/bd-capa3.html

Nenhum comentário: